Imersão na Amazônia – dia 1:
Como conectar bons Projetos Socioambientais da Amazônia com investidores do Sul e Sudeste do Brasil?
Estivemos no INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Além de visitar o berçário dos peixes-bois e das ariranhas, tivemos uma master class com Philip Fearnside, pesquisador ganhador do Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas, em 2007.
A nada confortante aula de Philip mostrou a realidade em números.
Todos sabem da importância da Amazônia para o Brasil e o mundo, mas muitos desconhecem que tudo o que acontece na Amazônia tem reflexos diretos e imediatos no Sul e no Centro Oeste do Brasil. Sim, o que aconteceu no Rio de Grande do Sul está conectado com a alteração do fluxo de umidade da Amazônia e, portanto, com o desmatamento da floresta. Para conhecer o assunto, sugiro acessar os estudos científicos pelo site http://philip.inpa.gov.br.
Para conhecer bons projetos regionais, com métricas e indicadores, sugiro se conectar com o Centro de Bionegócios da Amazônia – CBA e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Idesam. Visitamos essas entidades, que demonstraram seriedade no trabalho.
A minha provocação então é: por que não olhar com cuidado e interesse (de investir) os projetos desenvolvidos na Amazônia?