Como montar um negócio bilionário na Amazônia?
Visitamos uma grande varejista que atua nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. A empresa está no mercado desde 1942, com 4.100 colaboradores e faturamento anual de R$ 4bi. Hj é a maior contribuidora de ICMS do Amazonas para o setor comercial.
A palestra do CEO, Denis Minerv, foi esclarecedora. Ele atribui o sucesso da empresa a 4 fatores:
1. Logística: dominam o meio de transporte da região, as embarcações. Tem contratos com os donos de barcos para garantir exclusividade do porão. Assim conseguem entregar produtos às comunidades locais com frete barato e em tempo razoável. Uma média de 5 dias contra 30 da Amazon;
2. Crédito: oferecem uma espécie de crediário para os clientes, mesmo não bancarizados. 82% dos clientes usam os créditos para viabilizar o consumo dos produtos. Em geral, dão um crédito pré-aprovado de R$150 e tratam a inadimplência com mais resiliência;
3. Pós-venda: possuem política de pós venda eficiente. Não se opõem a fazer trocas de produtos, mesmo passado o tempo previsto em lei, mesmo sendo um percentual relevante de 20%;
4. Confiança: criam proximidade com o cliente. Viabilizam o acesso rápido a atendimento em caso de reclamações. Mantém ao menos 1 funcionário em cada local/cidade que atendem para trazer segurança e resposta mais imediata.
O negócio da Bemol gera inclusão social.
Existem ainda oportunidades de melhoria, como a estruturação da logística reversa dos eletrônicos que comercializam ou a verificação da origem da madeira que utilizam. Mas estão no caminho. Possuem uma matriz de materialidade em esg e já trabalham na implementação de ações importantes.
Bom conhecer e estudar exemplos como a Bemol, empresa que gera um impacto social e econômico muito positivo para a região. Grande aprendizado sobre o funcionamento do mercado local.
Esse foi meu dia 2 na Amazônia.